De acordo com a presidente da entidade, a jornalista Edna Lautert, este ano a Academia Santo-angelense de Letras não vai realizar jantar-baile. “Nós tivemos duas experiências neste formato e achamos por bem adaptar, alterando para uma cerimônia oficial, com a cessão de entrega do Diploma, seguido de coquetel. O custo é menor, e o evento adquire um caráter mais acadêmico e menos festivo, sem deixar de ser um momento de congraçamento com a comunidade”, destacou.
OUTROS TEMAS
A reunião também tratou sobre a reforma do Estatuto da entidade, a construção da sede própria, o Acampamento da Poesia, que será realizado de 28 a 30 de outubro, além do concurso de redação da URI, do qual a Asle é jurada, bem como os Jogos Culturais da OAB.
ELEIÇÃO DE NOVOS MEMBROS
Um dos momentos mais aguardados pelos postulantes a uma vaga na ASLE, a Academia deu andamento ao processo de eleição para novos membros. Em 2016 a entidade irá divulgar o edital de eleição e eleger os novos acadêmicos, sendo três vagas no total. O processo deve estar concluído até abril de 2017, quando do aniversário da entidade. “Por definição de nossos pares, a posse será durante as comemorações de aniversário”, conclui a presidente.
DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Um dos momentos importantes da reunião foi o anuncio, pela presidente Edna Lautert, e pela vice, Dinalva Agissé Alves de Souza, da instalação de um sistema administrativo descentralizado. Vários acadêmicos foram convidados a assumir a coordenação de tarefas para o segundo semestre, dentro de um sistema de gestão compartilhada. A meta é liberar a pauta de ações, bem como envolver um número maior de pessoas nas definições de gestão da ASLE, ideia aprovada pela maioria dos confrades.