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Agências da Previdência Social de Ijuí e região começam implantar o projeto INSS Digital

28 de setembro de 2017

O INSS Digital já se tornou realidade no Rio Grande do Sul. A transformação no fluxo de atendimento em agências do Estado vêm ocorrendo desde o dia 4, quando as unidades de Candelária, Getúlio Vargas e Santa Rosa implementaram o projeto. Nos últimos 15 dias, outras 12 unidades seguiram o mesmo caminho: Palmeira das Missões, Erechim, Uruguaiana, São Lourenço do Sul, Soledade, Jaguarão, Ijuí, Santana do Livramento, Gravataí, Passo Fundo, Carazinho e Piratini.

 

Terça-feira, 26, o INSS definiu as 19 agências gaúchas que farão a conversão em outubro. A lista inclui seis agências que figuram entre as maiores do Estado em volume de atendimento: Porto Alegre Azenha, Porto Alegre Alvorada, Porto Alegre Petrópolis, Novo Hamburgo, Viamão e Canoas. Completam a relação as unidades de Cruz Alta, Lajeado, São Gabriel, Estrela, Esteio, Dois Irmãos, São Luiz Gonzaga, Veranópolis, Farroupilha, Alegrete, Osório, Guaíba e Itaqui.

 

A iniciativa promove a migração da tramitação de processos em papel para o meio eletrônico, o que torna mais ágil a análise dos requerimentos, podendo os processos de uma unidade serem distribuídos, de forma eletrônica, para a análise por servidores de outras agências. O INSS Digital abrange também o estabelecimento de parcerias entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o segurado vinculado a uma dessas organizações pode fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma agência do INSS.

 

Os processos relativos a tais parcerias serão enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que funcionarão nos espaços internos administrativos do INSS nos estados e irão trabalhar, de forma exclusiva, com requerimento eletrônico. Um dos produtos do INSS Digital é o site de serviços Meu INSS (meu.inss.gov.br), que oferece serviços pela Internet, como a realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo do site também está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e Apple.

 

O INSS Digital é a base de um esforço mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar e gastar com isso. Além disso, através dos canais remotos (internet e Central de Teleatendimento 135) o cidadão e as entidades representativas podem acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.

 

A primeira fase da expansão prevê que, até o fim deste ano, o projeto chegue a mais de 300 agências em todo o Brasil, alcançando, ao menos, 20% do total de Agências da Previdência Social. Em Mossoró/RN, onde foi testado pela primeira vez e vem sendo adotado há mais de seis meses, o projeto fez com que o tempo médio de permanência do trabalhador na unidade caísse de 120 para 30 minutos. O intervalo médio entre o segurado agendar e ser atendido passou de 42 para apenas um dia, enquanto o tempo médio de conclusão dos processos caiu de 81 para 13 dias.

 
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