Busca rápidaX

Associação de Cultura Japonesa e Grupo de Dança Aika: conheça mais sobre a etnia

2 de junho de 2022
Grupo Aika em apresentação no lançamento da sede da UETI

Com o intuito de divulgar mais sobre a cultura japonesa na Capital Nacional das Etnias, a coreógrafa Luisa Hayashi e o dançarino João Ribas, em entrevista à RPI, destacaram sobre o trabalho do grupo de danças Aika e da Associação Regional De Cultura Japonesa Sakura.

Conforme Luisa, “eu tento trazer uma dança mais ritmada para os dançarinos daqui, que gostam mais de cosplay e anime, pra deixar eles mais animados. Muitos pedem e dão dicas, trazem vídeos, e com isso acontece um equilíbrio entre as indicações e o tradicional. Tem uma dança mais anime e outras mais tradicionais”, explicou a coreógrafa.

No Japão existe o hábito de dançar Bon Odori, uma dança tradicional e que não pode ser mudada. Para Ijuí, dependendo da apresentação, acontecem adaptações mais abrasileiradas, especialmente para a ExpoFest. “Quando vamos para um festival levamos uma apresentação mais tradicional, então vou adaptando conforme o local que a gente vai”, explicou.

Hoje fazem parte do grupo Aika pelo menos dez dançarinos. O grupo já chegou a ter até 20 integrantes, desde crianças até adultos.

João Ribas, como dançarino e também integrante da associação, destaca que “pegar o jeito, os movimentos, é questão de tempo”. Sobre o estilo que mais gosta, ele destacou que gosta muito do estilo Yosakoi, proveniente da região de Kochi no Japão, o estilo apresentado por exemplo na dança de estreia no tradicional baile da Fedani de 2018, na Sogi.”Tem também o estilo seiko samurai, estilo de dança mais forte, mais empolgado e emponente, traz os movimentos dos pescadores que inclusive se encaixa muito mais na nossa região”.

Para se manter, e também participar de eventos, como o Festival Nacional que ocorrerá este ano em São Paulo, o grupo trabalha com a venda de pizzas que podem ser adquiridas com os integrantes, no valor de R$ 35,00, mas ajuda de custos. Contato com Taciana pelo fone 55 9 9166 5076.

Tanto o grupo Aika quanto a associação cultural estão abertas para a inserção de novos integrantes, sendo eles descentes ou não, e para isso, convidam a comunidade para conhecer mais sobre os trabalhos através das redes sociais e se integrando aos ensaios, nos domingos, 15h, na sede da União das Etnias. Mais informações pelo contato da coreógrafa Luisa pelo fone 55 9 9199 3190.

Eles explicaram também que o projeto de construção da Casa Japonesa, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, está em fase de captação de recursos, já com a planta pronta. Se espera que as obras iniciem até o início de 2023, e para a próxima ExpoFest, já se tenha uma base sólida para recepcionar os visitantes da feira.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!