Busca rápidaX

Baixa procura no ingresso de cursos de licenciatura é preocupação nacional

18 de maio de 2022
Cátia Nehring, reitora da Unijuí

Em entrevista a RPI, a professora e Reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, destacou pontos importantes na discussão sobre a baixa procura nos cursos de licenciatura e formação de novos professores. De acordo com a Universidade, as turmas nos cursos de graduação não passam de 10 alunos atualmente. 

“Este é um assunto urgente, complexo e necessário de ser debatido com toda a sociedade”, enfatizou a reitora. No Rio Grande do Sul todas as universidades comunitárias do COMUNG, Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e também o maior sistema de Educação Superior em atuação, iniciaram sua trajetória pela formação de professores.

“Na Unijuí, por exemplo, metade do número de estudantes matriculados eram dos cursos de licenciatura. Na história da nossa Universidade, mais de 16 cursos era somente de formação de professores”, enfatizou Cátia. “Hoje, não só na Unijuí, mas uma baixa procura pelo ingresso nesses cursos é fruto de falta de política pública, e não é um problema somente de auxílio financeiro, existem projetos como PIBID, Residência Pedagógica, PARFOR”. 

Uma das questões é ter sujeitos com plano de carreira acolhidos na educação básica, sejam eles trabalhadores do município, estado ou rede particular. “Precisamos de fato ter política pública para formação de atuação deste profissional, veja só, professores mantiveram seu contato e sua atuação no período pandêmico, muitas vezes se virando em termos não só tecnológicos, mas processos didáticos e metodológicos”, complementou.

É necessário como sociedade compreender o processo de aprendizagem e como trabalhar a atuação de diferentes profissionais. E é nesse sentido, da baixa entrada nos cursos de licenciatura e também o próprio vínculo de professores indo para um processo de aposentadoria.

“Nós teremos um apagão na formação inicial. Este é um problema de nação”, finalizou a reitoria.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!