Busca rápidaX

CAUSA ANIMAL: Bira Erthal diz que emenda protocolada contempla reivindicações dos protetores

17 de maio de 2022
Cachorro espera há mais de um mês na porta de unidade de saúde pelo dono que morreu, em Goiânia, Goiás — Foto: Lis Lopes/G1

O Projeto de Lei que altera a legislação da causa animal em Ijuí, tem gerado polêmica desde que foi editado pelo poder executivo. Depois de muita discussão, o documento foi colocado na pauta de votação da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 16 e retirado logo em seguida, após manifestação dos protetores e da ex-secretária de estado, Regina Becker. No final da tarde, foi recolocado em pauta, mas não chegou a ser votado porque o líder do governo, vereador Bira Erthal (PL), protocolou emenda. 

Em entrevista à Rádio Progresso, Bira explicou que após diálogo com o secretário de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, Prefeito Andrei Cossetin, protetores e também atendendo as sugestões da ex-secretária Regina, ficou definido que algumas alterações seriam necessárias, para contemplar de maneira mais abrangente, o interesse comum. Desta forma, a emenda atende as reivindicações de todos, segundo ele. 

“Uma das principais reivindicações era em relação à obrigação do executivo em abrigar animais de rua, sem necessidade de um tutor responsável. A emenda traz esta possibilidade. Também especificamos a questão do direito ao atendimento, para todos aqueles inscritos no Cadastro Único”, disse. 

O vereador disse ainda que a causa animal é “um problema crônico, que não se restringe a esta administração” e que o poder público está imbuído em encontrar meios para a implantação de uma política pública eficiente e que atenda o interesse de todos. “Infelizmente não podemos afirmar que conseguiremos atingir 100% dos animais com os atendimentos, infelizmente não existe garantia de atendimento da totalidade de demandas, mas com certeza estamos buscando o maior número possível”, pontuou. 

Agora a emenda proposta pelo vereador deve ser analisada pelas três comissões da Câmara, para depois ser encaminhada para votação. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!