Busca rápidaX

MANCHETES

Chuva eleva rios e tira famílias de casa nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste do RS

15 de setembro de 2017

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul já faz com que moradores de algumas regiões do estado deixem suas casas desde a madrugada desta sexta-feira (15). Os principais problemas são identificados na Fronteira oeste e na Campanha, conforme a Defesa Civil.

Pela manhã, o boletim informou que 10 famílias estão desabrigadas em Dom Pedrito, na Região da Campanha. Ela sforam levadas para o Pavilhão do Sindicato Rural. Outras três famílias estão desalojadas, ou seja, se abrigaram em casas de parentes ou amigos.

Na cidade, o Rio Santa Maria já chegou a seis metros acima do normal. A água começou a atingir casas entre a tarde e a noite de quinta-feira (14).

Em Quaraí, na Fronteira Oeste, 12 famílias estão desabrigadas. Elas foram para o Ginásio Municipal da cidade.

Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden), o volume de chuva atingiu 94,7 milímetros, o que representa 85% do previsto para o mês.

O Rio Quaraí atingiu 10,40 metros acima do normal, de acordo com a Defesa Civil.

Em Alegrete, o Rio Ibirapuitã está sete metros acima do normal. Em Santana do Livramento, na mesma região, o acumulado de chuva dos últimos três dias foi de 166,2 mm, 38% acima da média prevista para o mês.

error: Conteúdo protegido!