Busca rápidaX

Coredes começam se movimentar com assembleias da Consulta Popular de 2019

7 de agosto de 2019
Confira o roteiro de assembleias regionais

A votação da Consulta Popular deste ano vai acontecer de 4 a 6 do próximo mês. O anúncio foi feito hoje pela manhã pelo governo do Rio Grande do Sul. Nos três dias, os eleitores gaúchos, de maneira voluntária, votarão em projetos para receber dinheiro do Estado em 2020.

O governo Eduardo Leite vai destinar 20 milhões de reais para a Consulta Popular. O valor fica bem abaixo do requisitado pelo Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, que era de 80 milhões.

A votação vai ser on-line, pelo site consultapopular.rs.gov.br, ou presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, os Coredes. Na Consulta Popular deste ano, a lista de votação não vai ter projetos nas áreas de saúde, educação e segurança, pois o governo gaúcho considera que esses segmentos já estão contemplados nos investimentos rotineiros do Estado.

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí e composto por 11 municípios, deverá ter direito entre 600 e 700 mil reais para a Consulta Popular deste ano. O presidente do Corede Noroeste Colonial, Nélson Thesing, antecipa que o objetivo é estipular projetos que promovam retorno em desenvolvimento.

Nesse cenário, a proposição, porém ainda não oficial, é priorizar recursos para micro e pequenas empresas, por exemplo, a fim de proporcionar qualificação em gestão e tecnologia. Ainda existe ideia de investir em turismo e projetos para a Terceira Idade. Para as áreas rurais, o presidente do Corede Noroeste Colonial destaca que há possibilidade de priorizar dinheiro na Consulta Popular para as agroindústrias.

As assembleias dos Coredes, para sugerir os projetos que vão ser votados pelos gaúchos na Consulta Popular deste ano, começam hoje. O Corede Noroeste Colonial, porém, terá assembleia no próximo dia 15, pela manhã, em Ijuí.

O encontro começará às 9 horas e acontecerá na sede acadêmica da Unijuí, prédio da Fidene. Já o Corede Alto Jacuí realizará assembleia sexta-feira desta semana, às 9 horas, no salão nobre da Unicruz, em Cruz Alta.

O Corede Rio da Várzea, por sua vez, terá a assembleia da Consulta Popular na segunda-feira que vem, 14 horas, em Palmeira das Missões, no auditório do campus da Universidade Federal de Santa Maria.

No Corede Médio Alto Uruguai, a assembleia está marcada para a próxima terça-feira pela manhã, no auditório da URI, em Frederico Westphalen. No tocante ao Corede Celeiro, a assembleia para encaminhar a Consulta Popular transcorrerá na terça-feira que vem, à tarde, na sede da Amuceleiro, em Três Passos.

O Corede Fronteira Noroeste, por sua vez, fará o mesmo encontro no próximo dia 14, pela manhã, no campus da Unijuí, em Santa Rosa. Ainda na região, o Corede Missões terá assembleia, semana que vem, dia 14, à tarde, em Cerro Largo, na sede da Associação dos Municípios das Missões.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!