Busca rápidaX

Desfile da Semana Farroupilha acontece às 9hs desta terça-feira em Ijuí e entidades apresentarão sub-temas sobre carretas

19 de setembro de 2016

O desfile tradicionalista está confirmado para esta terça-feira de manhã em Ijuí e vai marcar o encerramento da programação da Semana Farroupilha no município. O desfile começa às 9 horas, na rua Benjamin Constant. O tema geral é “República das Carretas” e visa retratar as carretas, antigo meio de transporte no Rio Grande do Sul. Cada entidade tradicionalista ijuiense vai apresentar um sub-tema no desfile.

O Grupo de Folclore Chão Batido vai trabalhar com o sub-tema “República, uma idéia: Res+publica (coisa de todos); o CTG Velho Vargas, “Revolução Francesa e maçonaria: veículos de divulgação”; e o Grupo de Folclore Chaleira Preta, “A Proclamação da República – Antônio de Souza Neto nos Campos do Seival”. Já o Grupo de Folclore Fogo de Chão vai desfilar com o tema “A instalação da República Rio-Grandense – eleição do primeiro governo. Piratini”; o CTG Avô Maragato, “Os italianos da revolução – republicanos e carbonários”; e o CTG Laureano Medeiros, “A imprensa – todos os jornais da República Rio-Grandense”.

Também no desfile farroupilha de amanhã em Ijuí o CTG Farroupilha vai ter como sub-tema “A organização do governo – as carretas como meio de transporte dos documentos”, e o Grupo de Arte Nativa Cabo Toco, “A bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de república Rio-Grandense”. Além disso, o Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro de Ijuí vai desfilar com o sub-tema “O fim da república – Poncho Verde. Um acordo para fim das hostilidades”.

error: Conteúdo protegido!