Busca rápidaX

Educação de Três Passos trabalha saúde mental nas escolas do campo

15 de junho de 2022

As escolas do Campo de Três Passos, através do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, proporcionaram aos alunos, professores e gestores, encontros com a enfermeira Tavana Lorenzon, nas quatro Escolas do campo (EMEF Guia Lopes, Dom João Becker, Wally Elisa Hartmann e José de Anchieta), trabalhando com o tema saúde mental.

Anterior aos encontros os alunos responderam a um questionário elaborado pela enfermeira em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMEC), introduzindo a temática e realizando diagnóstico de cada localidade.

Tavana trabalhou conceitos relacionados a Saúde Mental: resiliência, higiene do sono, higiene mental, autocuidado, a capacidade de ser flexível, de recomeçar, especialmente neste período de pandemia, onde embora já tenhamos vacina, ainda a doença tem causado preocupações e prejuízos para muitas famílias.

Também foram elencados os sintomas de quando a Saúde Mental pede socorro, estar atento quando a criança ou adolescente demonstram tristeza continua, autoestima baixa, alterações do sono e apetite, sintomas que permanecem por mais de duas semanas, o que resultam em medos constantes, crises de ansiedade, a pessoa fica nervosa, tensa.

Na oportunidade, Tavana reforçou especialmente a importância do autocuidado e do cuidado com o outro, sempre é importante conversar com os amigos, familiares, ouvir músicas com boas mensagens, ler livros, assistir bons filmes, dançar e praticar esportes.

Conforme o secretário de Educação, Osvaldir Urnau, a Administração Municipal através da SMEC, se preocupa com a saúde mental dos jovens e trabalha para que em momentos difíceis da vida, possam agir com sabedoria. “Nós temos um grande número de alunos da rede pública em tratamento psicológico, e através deste trabalho conseguimos dar suporte e o apoio necessário”, acrescentou, lembrando que o próximo encontro contará com a participação das mães, pois a SMEC se preocupa com o bem-estar de toda a família.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, Prefeitura Municipal
error: Conteúdo protegido!