Busca rápidaX

MANCHETES

Em sete dias, 289 pessoas foram infectadas com a Covid-19 em Ijuí

5 de julho de 2022

Desde o dia 26 de junho até 02 de julho, 289 pessoas foram infectadas com a Covid-19 em Ijuí, segundo aponta boletim epidemiológico divulgado hoje (05) pela Coordenadoria de Saúde, que atualiza os dados toda terça-feira. O período é relativo a sete dias, ou seja, equivale a cerca de 41 infecções diárias.

Hoje a cientista-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Soumya Swaminathan afirmou que o cenário mais provável é que a Covid-19 assuma uma “condição endêmica”. O que significa dizer que a doença deve seguir se manifestando com frequência em determinadas regiões, geralmente provocada por circunstâncias ou causas locais.

Na pandemia, os casos de uma doença crescem em vários momentos de forma aguda em diferentes localidades do planeta – a exemplo do ocorreu nos últimos dois anos e meio, com a Covid-19.

Segundo ela, pode haver ainda “algum surto”, mas não a repetição de um grande pico de mortes como visto anteriormente na pandemia. De qualquer modo, ela reforçou o conselho da entidade pela vacinação, a fim de se evitar casos graves, e também de outras medidas, como o uso de máscaras, para conter a disseminação do vírus.

A autoridade da OMS falou durante sessão de perguntas e respostas sobre a Covid-19. Ela lembrou que, apesar das novas variantes, não há até agora relato de que o vírus consiga escapar da imunidade conferida pelas vacinas já existentes.

De acordo com Soumya, os imunizantes atuais garantem 85% ou mais de eficácia contra todas as variantes até agora registradas do coronavírus.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!