Busca rápidaX

Estado realiza planejamento estratégico contra a varíola dos macacos

8 de agosto de 2022

A secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul intensifica o trabalho de combate à varíola dos macacos, que já soma 20 casos no Estado. Hoje pela manhã, durante entrevista na RPI, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieiri, disse que vai ser utilizado o Centro de Operações de Emergência, já em atuação contra a Covid, para ampliar ações no que se refere à varíola dos macacos.

Além disso, Ranieri frisou que a mencionada pasta possui o Cievs – Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – área permanente de combate às enfermidades. Tani Ranieri explicou que as Coordenadorias Regionais de Saúde já foram treinadas para a varíola dos macacos, detalhes sobre investigação dos casos e acompanhamento das pessoas próximas de quem está infectado, por exemplo, familiares.

O Lacen – Laboratório Central do Estado – está apto a fazer testes para detectar ou descartar a patologia. Outra ênfase, conforme Tani Ranieiri, diz respeito a estudos quanto ao sequenciamento do vírus a fim de monitorar alteração e velocidade na transmissão da varíola dos macacos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí