Busca rápidaX

MANCHETES

Geada deste fim de semana pode causar problemas no milho e outras culturas na região

12 de junho de 2022
Geada no interior de Augusto Pestana

Ijuí e região registraram formação de geada, ontem e hoje, de intensidade moderada a grande. A principal consequência negativo pode acontecer no milho que ainda não foi colhido, pois na atual fase o cereal sofre com a formação de gelo. A maior parte da silagem de milho já foi feita. O extensionista do escritório da Emater, em Ijuí, Edewin Bernich, frisa que outras culturas, de menor extensão, por exemplo, mandioca ou ramas de mandioca, além de batata doce, também ficam bastante suscetíveis a problemas em razão da geada.

Bernich alerta para cuidados também com a canola, pois a geada pode prejudicar plantas recém nascidas. Em Ijuí, o cultivo da canola está concluído. Agora é feito o controle de ervas daninhas e, nos próximos dias, haverá aplicação de adubo nitrogenado.

No que se refere ao trigo, em Ijuí até a metade desta semana a semeadura deve chegar a 50 ou 60 % da área prevista de 20 mil hectares. Edewin Bernich chama atenção para cuidado com plantio do trigo em lavouras com excesso de umidade, pois isso pode facilitar o desenvolvimento de vírus do mosaico, o que ocorreu bastante na safra do ano passado.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!