Busca rápidaX

MANCHETES

Governo do Estado emite alerta sobre aumento dos níveis dos rios no Vale do Taquari

18 de novembro de 2023
Governador Eduardo Leite divulgou um vídeo de alerta, já que a situação pode repetir o que foi registrado em setembro (Foto: Reprodução)

Devido aos acumulados de chuva dos últimos dias e a consequente elevação dos níveis da água no Rio das Antas, o status da Barragem Usina Hidrelétrica (UHE) Castro Alves está sendo alterado para ATENÇÃO. Com isso, foram adotadas medidas preventivas previstas no Plano de Ação de Emergência do empreendimento. Além disso, sirenes foram acionadas para informar à população do entorno a respeito do aumento do nível da água.

Caso algum morador ainda não foi mobilizado para ser retirado da área, deve acionar as Defesas Civis dos municípios próximos à barragem (Nova Roma e Nova Pádua), a empresa Ceran (responsável pela barragem) ou a Defesa Civil do Estado para que isso seja feito.

A evacuação é uma ação preventiva. Até o momento, não existe indicação de anomalia do comportamento das estruturas, ou seja, não há risco de rompimento da barragem. A Ceran segue monitorando a situação de forma ininterrupta.

As Defesas Civis de Nova Roma e de Nova Pádua, bem como a Defesa Civil do Estado, já foram informadas e seguem monitorando a situação.

A Defesa Civil do Estado está reforçando as medidas preventivas adotadas pela Ceran. A situação das barragens na sequência do curso do Rio das Antas também está sendo monitorada. O governador Eduardo Leite divulgou um vídeo falando sobre a preocupação. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Governo do RS
error: Conteúdo protegido!