Busca rápidaX


MANCHETES

HCI cria modalidade para auxiliar municípios na redução de filas por cirurgias eletivas

19 de maio de 2022

Diante das cirurgias eletivas represadas em função da pandemia de Covid-19, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) buscou alternativas para contribuir com as gestões municipais na redução das filas de espera, desafogando o sistema.

São Miguel das Missões é a primeira prefeitura a aderir à nova modalidade oferecida pelo HCI. O convênio foi assinado na sexta-feira e prevê a contratação de procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade nas especialidades de traumatologia, vascular, geral, ginecologia, proctologia e urologia. Também são contemplados atendimentos ambulatoriais.

“Preparamos um pacote diferenciado para facilitar o atendimento à população que mais precisa, do SUS, para auxiliar os gestores, e ao mesmo tempo, esse entendimento dos Municípios também contribui financeiramente com a manutenção do Hospital, então, se trata de uma ajuda mútua onde quem ganha são nossos pacientes”, destacou o diretor voluntário, Sandro Viecilli. Sandro participou da assinatura do contrato, que contou com a presença dos representantes de São Miguel das Missões – o vice-prefeito, Rodrigo Ribas, o presidente da Câmara de Vereadores, Diego Villane, o vereador Eduardo Eziquiel, e o secretário municipal de Saúde, Fabiano Moraes – e representando o HCI, o supervisor comercial, Everton Heeller, e o diretor administrativo, Marcelo Padoin Canazaro.

Heller pontuou que, especialmente nos últimos dois anos, devido à pandemia, grande parte dos procedimentos eletivos ficaram suspensos nos hospitais, em função dos atendimentos e direcionamento das equipes para a Covid-19. “Conhecemos essa realidade que atinge a todos os municípios do País e, juntamente com nossa diretoria e assessoria jurídica, estamos realizando tratativas junto às prefeituras, para contribuirmos na redução dessas filas e, mais do que isso, garantir aos pacientes o atendimento de qualidade e o restabelecimento da saúde e qualidade de vida”, explicou.

As equipes do HCI já iniciaram o agendamento de consultas com os pacientes de São Miguel das Missões, que realizarão os exames pré-cirúrgicos e, após o procedimento, receberão toda a assistência pós-cirúrgica.

“Esse convênio com o HCI é de suma importância para nosso município, porque durante a pandemia ficamos com uma fila de mais de 100 cirurgias eletivas paradas, nas diversas especialidades, que agora poderão ter andamento. Já realizamos o contato com nossos pacientes e, a partir da regulação do HCI, vamos realizar os encaminhamentos”, acrescentou o secretário Moraes.

Conforme o diretor administrativo, o HCI mantém tratativas com demais prefeituras da região dentro desta nova modalidade. “Nosso objetivo é contribuir e estamos à disposição dos gestores municipais para encontrarmos juntos a melhor maneira de conseguirmos reduzir essas filas de espera devolvendo a saúde a nossa comunidade”, finalizou.

Fonte: Rádio Progresso e HCI