Busca rápidaX

HCI lança campanha de doação de Leite materno

27 de setembro de 2017

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), criado há 33 anos, para suprir as necessidades nutricionais de crianças prematuras que nasciam na maternidade da instituição, lança uma campanha de doação e incentivo ao aleitamento materno. A ideia é melhorar os estoques que estão muito baixos e a demanda segue crescente para os bebês que necessitam de cuidados da Unidade de Tratamento Intensivo, a UTI de recém nascidos.

Este serviço pioneiro do HCI tem o foco na qualidade dos processos, tanto é que pelo 4º ano consecutivo,  o BLH tem a certificação Ouro pelo desempenho do ano pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano em ação integrada da Coordenação Geral da Saúde da criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde com a Fundação Osvaldo Cruz, cujo objetivo é verificar o grau de conformidade que o BLH atinge. A Iniciativa de certificar teve  início em 2012 como projeto piloto que envolveu apenas os BLHs que são centros de referência nos Estados.

A coordenadora do setor, nutricionista Tatiane de Jesus Huller, disse que o objetivo maior é incentivar e promover o aleitamento materno, bem como trabalhar as questões relacionadas à captação da doadora. “ Outro ponto importante é o controle de qualidade no leite humano ordenhado a fim de garantir a oferta de um produto isento de riscos que possam comprometer o estado de saúde dos bebês prematuros”, resume Tatiane.  

Em 2016, foram mais de 4 mil atendimentos individuais, na maternidade. Ainda de acordo com o relatório, foram 371 doadoras de leite humano que beneficiaram 3.953 bebês prematuros. Ao todo, foram distribuídos durante o ano, 322,7 litros de leite. As visitas domiciliares foram essenciais para a performance anual, foram 405 buscas de leite materno, com apoio do setor de transportes do HCI.  

A intenção do Banco de Leite do HCI é aumentar ainda mais o número de doadoras cadastradas. Para tanto, a equipe vai até a residência da doadora. Para fazer o cadastramento, basta discar 55 3331-9300, ramal 9431.  “Nos liguem e façam a doação do excedente, pois mais do que apoiar nossa campanha, estará salvando uma vida, tão preciosa de um bebê prematuro internado na nossa UTI Neonatal”, resume a nutricionista.
 

error: Conteúdo protegido!