Amanhã (09) os vereadores que compõe a comissão de segurança pública de Ijuí vão se reunir pela primeira vez para dar inicio aos trabalhos. Segundo Josias Pinheiro, que propôs a criação da comissão, a ideia é desenvolver um trabalho ágil. A intenção é na próxima semana reunir autoridades do município, como poder executivo, judiciário, forças de segurança, para dar inicio ao debate sobre medidas urgentes que devem ser tomadas em prol da segurança da população ijuiense. Em entrevista nesta manhã (8) o vereador mencionou que a mudança de local do albergue, hoje situado no bairro da Penha, será uma das pautas, mas enfatizou que existem outras questões ligadas a segurança pública que precisam ser debatidas, como a iluminação pública, por exemplo.
“A segurança começa pela iluminação pública do município, uma rua escura contribui para os problemas sim, e nós temos várias. Segurança também é o monitoramento do município de Ijuí, em 2021 teve uma abertura de crédito aprovada por todos os vereadores, estamos terminando 2023 e ainda não tem uma solução quanto a licitação dessas câmeras de videomonitoramento, há um ‘atrapalho’ por parte do processo licitatório e até agora não houve respostas” afirma o edil. Josias Pinheiro também frisou a importância de discutir a capacidade do albergue municipal, já que, segundo ele, o local suporta 50 pessoas, mas atualmente mais de 120 utilizam o espaço, mesma situação que ocorre com o presídio.
“Essa é a discussão que precisa ser feita, o ponto principal é a causa desses problemas” concluiu o vereador.
Integram a comissão da segurança pública, além de Josias Pinheiro, os vereadores Beto Noronha, Chico Ortiz, Marildo Kronbauer e Ricardo Adamy, mas outros vereadores podem integrar, se assim desejarem.