Busca rápidaX


Mandados em operação da PF contra tráfico de drogas e de armas são cumpridos em Santo Ângelo e região

7 de dezembro de 2023
Em Santo Ângelo a PF cumpriu um mandado de prisão preventiva e dois de busca e apreensão (Foto: PF/Divulgação)

Operação nacional da Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira, 07, mandados em municípios da região, como Santo Ângelo e Vitória das Missões. Nestas cidades, houve uma prisão preventiva no município santo angelense, além do cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e um mandado de busca e apreensão cumprido em Vitória das Missões.

A operação, denominada de Pó de Ferro, visa desarticular dois grupos criminosos especializados no tráfico internacional de drogas e de armas. Aproximadamente 108 policiais federais cumpriram na manhã desta quinta-feira 35 mandados de busca e apreensão, além de 13 mandados de prisão preventiva. Além dos municípios gaúchos, as cidades paranaenses de Foz do Iguaçu e Cascavel; Descalvado e Porto Ferreira em São Paulo; e Alfenas, em Minas Gerais, também tiveram cumprimento de mandados.

Segundo a PF, a investigação iniciou após a apreensão de cargas de entorpecentes e a realização de prisões em flagrante. A droga, principalmente maconha, entrava no Brasil através da fronteira com o Paraguai.

Um dos grupos era baseado em Foz do Iguaçu e destinava a maior parte das cargas para São Paulo e Minas Gerais, além de Estados do Nordeste. Já o outro grupo, tinha suas bases espalhadas entre as cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel e Santo Ângelo, onde o principal destino dos entorpecentes e armas era a região Metropolitana de Porto Alegre.

Ainda conforme a PF, um dos grupos controlava quatro empresas com notável atuação comercial e industrial em Foz do Iguaçu, havendo indícios de que eram utilizadas para a prática de lavagem de dinheiro, bem como para a movimentação de valores recebidos pelas drogas traficadas.

Além da prisão dos principais investigados, foram sequestrados dinheiro, veículos e imóveis dos investigados e de empresas em nome deles, bens esses supostamente obtidos em razão das práticas criminosas ou mesmo utilizados para tráfico de drogas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e PF