O município de Ijuí perde uma das referências na área de educação. Isso porque faleceu no final da tarde de hoje, 05, no Hospital Unimed Noroeste/RS o professor, Argemiro Jacob Brum, de 86 anos, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral. Ele deixa a esposa, Vanir Burtet Brum, e os filhos, Argemiro Luis Brum, que é professor de Economia da Unijuí, José Alberto e a jornalista, Eliane Brum. A família ainda teve a filha Marenise Terezinha Brum, já falecida.
O corpo de Argemiro Jacob Brum está sendo velado na capela A da funerária Ijuíense e Santa Rosa. O sepultamento ocorre às 16 horas deste sábado, 06, no cemitério do distrito de Barreiro. Argemiro Jacob Brum foi professor universitário por mais de 40 anos. Também autuou no ensino médio. Foi bacharel e licenciado em Filosofia e Letras, com cursos de especialização.
Ele ajudou a implantar o ensino superior na Colméia do Trabalho, primeiro com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí, onde foi diretor, que após se transformou em Fidene/Unijuí. Argemiro Jacob Brum também foi diretor da Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Ijuí e presidente da Fidene, além de outros cargos.
Publicou mais de 10 livros, entre os quais O Desenvolvimento Econômico Brasileiro, Por que o Brasil foi ao Fundo, O Brasil no FMI, Modernização da Agricultura: trigo e soja, também Democracia e Partidos Políticos no Brasil, ainda sobre integração do Cone Sul, História da Picada Conceição (Barreiro) e Unijuí uma experiência de Universidade Comunitária: sua história, suas idéias.