Busca rápidaX

PCdoB de Ijuí elegerá nova direção sábado, 30

27 de setembro de 2017

Na noite de ontem, 26, o PCdoB de Ijuí realizou a última reunião do atual Comitê, para preparar a Conferência Municipal da sigla que se realizará neste sábado, 30, a partir das 14 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Ijuí. Até o sábado prossegue o processo de recadastramento digital de filiados, processo que garante o direito de votar e ser votado na conferência. Nesta reunião foram definidas questões burocráticas referente a eleição e a tarefa principal foi a de apresentar uma proposta de nomes para integrar o próximo mandato.

O comitê do PCdoB de Ijuí será composto por 23 membros, tendo obrigatoriamente 8 mulheres. Uma lista de 30 nomes foi elaborada pela direção e constará na cédula de votação. A lista será aberta e nomes poderão ser incluídos durante o processo, por qualquer dos participantes, substituindo os nomes constantes na lista. “O processo é amplamente aberto e democrático. A única obrigatoriedade é respeitar a cota de 1/3 de mulheres na direção”, explica o Presidente Ângelo Schiavo. Além de definir a organização dos trabalhos de votação e a proposta de um novo comitê, a atual direção realizou uma breve avaliação de sua atuação neste mandato. Um documento, mais aprofundado, será elaborado e apresentado durante a conferência.

O Comitê avaliou que o período foi, e ainda é, de retrocesso político após o golpe. O golpe, introduziu uma nova agenda na economia e lança também profundos retrocessos democráticos e sociais no país, causando rupturas no avanço dos movimentos sociais e dos partidos progressistas, entre eles o PCdoB. A participação nas últimas eleições se deu neste contexto e apesar disso, houve protagonismo dos comunistas de Ijuí em construir uma alternativa política ampla entre os partidos de oposição ao PDT em Ijuí.

Apesar de inviabilidade da construção de uma chapa ampla de oposição, após parte da oposição coligar-se ao trabalhismo, fortalecendo a eleição do ex-prefeito Vardir Heck para mais um mandato, considera-se que não houve perda no processo. “Apesar de todo o contexto e usando uma terminologia do capitalismo, não nos descapitalizamos, mas mantivemos o capital. Seguimos com o nosso mandato no legislativo e tivemos alguns pequenos avanços no movimento social”, disse Junior Piaia, vereador.

Divulgado nesta semana, um novo relatório da ONG britânica Oxfam a respeito da desigualdade social no Brasil mostrou que os seis brasileiros mais ricos concentram a mesma riqueza que os 100 milhões de brasileiros mais pobres. Para Piaia, este dado mostra que a luta pelo socialismo é cada vez mais necessária. “Nosso partido foi criado em 1922 com a proposta de superação do sistema capitalista, desigual e concentrador, por uma alternativa socialista, democrática e soberana de nação. Esta luta contínua muita viva na atualidade, porque as desigualdades se aprofundam em nossa sociedade. A base do debate que o Partido propõe nesta trajetória rumo ao 14º Congresso Nacional tem como título ‘Frente Ampla: Novos Rumos para o Brasil (democracia, soberania, desenvolvimento, progresso social)’. O lema é ‘Nação Forte, Rumo Socialista”, concluiu Piaia.

A atual direção, quando eleita, teve uma renovação de cerca de 40% dos seus membros. Nesta eleição, o Partido não prevê uma grande renovação, mas a consolidação de membros na Direção. “O momento é de fortalecermos o PCdoB de Ijuí pensando nas eleições do próximo ano e nas eleições municipais de 2020. Especialmente, temos a tarefa de preparar o Partido em Ijuí para as comemorações do nosso centenário em 2022”, disse Ângelo Schiavo.

A Conferência Municipal do PCdoB de Ijuí contará com a presença do Presidente Estadual da sigla, Adalberto Frasson, que fará a apresentação do debate das teses e de uma proposta de reforma no estatuto. A conferência elegerá a nova direção e os delegados para etapa estadual que se realizará nos dias 21 e 22 de outubro. Em homenagem ao militante e ex-presidente Maurício Flávio Koller da Rocha, falecido recentemente, a conferência receberá o seu nome e terá um momento de homenagem.

error: Conteúdo protegido!