Um policial militar foi preso após atirar contra um suspeito que estava dentro de um veículo utilizado pela polícia em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O caso aconteceu no final da tarde de sexta-feira (27), durante operação contra o tráfico na região.
O momento em que o policial dá um tiro no suspeito foi registrado, e o vídeo circula pelas redes sociais. A autoria das imagens não foi determinada, mas a polícia confirma a autenticidade.
O carro onde o suspeito foi atingido é usado como viatura discreta pela polícia. O veículo havia sido apreendido no ano passado com um homem envolvido com o tráfico de drogas, mas a Vara Criminal de Tramandaí autorizou que fosse usado pela Polícia Civil.
De acordo com a Brigada Militar, os agentes realizavam uma operação em conjunto com a Polícia Civil na localidade de Agual, quando foram recebidos a tiros por suspeitos, que conseguiram escapar. Apenas um suspeito foi capturado, o mesmo que levou o tiro dentro do carro.
O comandante da Brigada Militar no Litoral Norte, coronel Paulo Ricardo Garcia da Silva, diz que o homem resistiu ao ser colocado dentro do veículo, quando o policial atira contra a perna dele.
Comandante diz que houve excesso
Na avaliação do comandante, “houve excesso” por parte do agente, que foi conduzido ao quartel, onde foi lavrada a prisão em flagrante.
“Analisamos as imagens e foi decido pela prisão em flagrante por lesão corporal. O caso foi encaminhado para a Justiça (militar) e ele foi apresentado ao presídio policial”, conta o comandante, relatando que o policial está há seis anos na corporação, e é reconhecido pelos colegas como policial que efetua diversas prisões, “ele é muito atuante”.
“Agora isso tudo vai ser verificado, ele vai ser investigado, vamos ver se ele tem algum problema, se tem condições de continuar fazer o trabalho”, afirma o comandante, relatando que o policial alegou que o suspeito teria demonstrado que poderia tirar alguma coisa de baixo da roupa, por isso atirou.