Busca rápidaX

MANCHETES

Por meio de jogo, acadêmicos realizam simulação de práticas empresariais

14 de junho de 2022

Acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí, da modalidade Ensino a Distância (EaD), estão enfrentando os desafios de gerir uma empresa de colchões do município de Ijuí. A atividade ocorre na disciplina Estágio II: simulação empresarial, ministrada pelo professor doutor Daniel Knebel Baggio, e por meio de um jogo, que encena as vivências de uma empresa. Os estudantes, em grupos, estabelecem relações e atuam como dirigentes do estabelecimento.

A plataforma utilizada para aplicar os conhecimentos é o simulador Coliseum, e a Exclusiva Colchões proporciona o contexto da gestão simulada, além de sanar possíveis dúvidas dos jogadores sobre o funcionamento de um empreendimento desse ramo. A ideia não é realizar uma consultoria para a empresa e, sim, utilizá-la como ferramenta para aproximar essa figuração da realidade. 

Com o intuito de auxiliar e aproximar ainda mais os acadêmicos do aplicativo e da empresa, o professor Daniel Knebel Baggio desenvolveu uma série de 30 vídeos explicativos sobre os objetivos da simulação. “Depois da visualização destes conteúdos, ocorrem rodadas de testes para que eles aprendam a operar dentro da plataforma. Após, iniciam-se as 12 rodadas, nas quais os estudantes começam a tomar suas decisões”, comenta.

Durante o jogo, os acadêmicos estabelecem o preço dos colchões, o estoque necessário, propaganda e a contratação de colaboradores. “Além disso, eles têm que enfrentar as notícias do mercado, como aumento do petróleo ou desemprego, que são informações que influenciam diretamente no preço dos colchões e nos funcionários, respectivamente”, salienta.

A partir do resultado obtido durante as 12 etapas do jogo, os estudantes recebem uma sequência de dados acerca das deliberações que fizeram, para serem avaliados na disciplina. “O desempenho é baseado no lucro líquido, índice de liquidez, receita bruta e caixa. Portanto, eles devem manter uma consistência durante as rodadas, porque no final, o próprio jogo vai apresentar as performances dos jogadores e isso refletirá na nota final da disciplina”, explica.

De acordo com o professor, essa é uma forma de fazer com que os jogadores aprendam a partir dos desafios. “Eles aprendem a partir de problemas, acertando, errando e encontrando soluções. Isso compete realizar um resgate de várias disciplinas que eles tiveram ao longo dos cursos de Administração e Ciências Contábeis”, finaliza.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unijuí