Busca rápidaX

Prefeitura de Ijuí emite nota informando falta de alguns medicamentos pela ausência de matéria-prima

14 de junho de 2022

Tendo em vista o contexto epidemiológico e a alta procura pelos serviços de saúde devido aos sintomas respiratórios, assim como por medicamentos, a prefeitura de Ijuí, emitiu uma nota nesta tarde (14), informando a falta de alguns itens da lista básica. São eles os seguintes medicamentos: Amoxicilina Suspensão 250mg/5Ml frasco 60mL – Amoxilina Suspensão 250mg/5Ml frasco 150mL – Ambroxol Xarope 15mg/5mL frasco 100mL – Ambroxol Xarope 30mg/5mL frasco 100mL – Presdnisolona 15 mg/5ml frasco 60mL.

Segundo a nota, para resolução deste quadro, foi aberta uma cotação para aquisição direta, porém, devido ao atual cenário de falta de insumos e medicamentos, principalmente antibióticos no mercado, não foi possível conseguir fornecedores. A nota informa ainda que a prefeitura está em contato com diversas empresas e laboratórios para buscar uma alternativa.

Além disso, foi encaminhado um novo pedido de licitação, considerando que devido ao exorbitante consumo, alguns itens atingiram a quantidade máxima estimada. Outros itens, dos quais ainda estão disponíveis em estoque, estão num limite crítico e sem previsão de reabastecimento devido à escassez no mercado. São eles: – Amoxilina, Clavulanato de potássio 250 mg/62.5/ 5 ml frasco 100 ml – Amoxicilina, Clavulanato de Potássio 250 mg/62.5/ 5 ml frasco 75 ml.

A nota divulgada hoje sinaliza que a maioria destes itens tiveram aumento no custo unitário, e que segue o trabalho a fim de minimizar os impactos deste cenário e evitar o desabastecimento.

Entre os medicamentos em falta está o Amoxilina, um antibiótico. Além disso, o Ambroxol, que é expectorante e usado para desobstruir os brônquios, liberar as secreções e aliviar a tosse. O Prednisolona é anti-inflamarório e antialérgico, utilizado em diversas situações.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!