Busca rápidaX

MANCHETES

Programação do Salão do Conhecimento 2023 da Unijuí é divulgada

16 de outubro de 2023

Um dos mais tradicionais eventos de divulgação da produção em pesquisa e extensão, o Salão do Conhecimento da Unijuí, tem definida a sua programação. A edição 2023 ocorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro, no formato híbrido, integrando os quatro campi da Universidade – Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos.

A temática deste ano segue a linha da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, focada em “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”. Pelo terceiro ano consecutivo, o evento também abordará os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Salão terá sua programação aberta, no dia 23 de outubro, segunda-feira, com a palestra do sociólogo francês, Bernard Lahire, professor de Sociologia na École Normale Supérieure de Lyon, que abordará a temática “Um Paradigma Unificador para as Ciências Sociais”. O evento será realizado de forma híbrida, com transmissão ao vivo no Salão de Atos e pelo Youtube da Unijuí, a partir das 14h.

Neste mesmo dia, no Centro de Eventos, às 16h, ocorrerá a cerimônia de entrega dos certificados dos Trabalhos Destaque de 2022, seguida, às 17h, pelo lançamento coletivo de livros. No turno da noite, a partir das 19h30, a programação será online para todos os campi, com as apresentações dos trabalhos da Jornada de Pesquisa.

Na terça-feira, 24 de outubro, às 16h, no campus Santa Rosa, será realizado o Seminário ODS: Migração e Fronteira, com a palestra “Migração no Estado do Rio Grande do Sul: Pessoas e Paz”,  com transmissão pelo Youtube da Unijuí. À noite, a partir das 19h15, em Santa Rosa, acontecerá a solenidade de assinatura do Convênio de Cooperação Técnica-Científica entre a Organização Internacional para as Migrações (IOM), que integra a Organização das Nações Unidas (ONU), Unijuí e Governo Municipal de Santa Rosa. O ato solene será transmitido via Youtube da Universidade.

No campus Ijuí, será realizada a primeira premiação de Projeto Integrador (PI), a partir das 19h, no Centro de Eventos. O evento contará com a palestra de Jonas Laercio Graffunder, especialista em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-estar e autorrealização e em Coaching e Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica em Cooperativas de Saúde.

E de forma presencial nos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, às 19h10, serão realizadas as apresentações dos trabalhos do I Seminário Acadêmico da Graduação Unijuí.

No dia 25 de outubro, quarta-feira, de forma online, em dois horários, às 8h e 13h30, os bolsistas de graduação dos programas PIBIC e PIBITI (CNPq e Unijuí), PROBIC (Fapergs), PIBEX (Unijuí) e  PIBIC Ensino Médio (CNPq), apresentarão seus trabalhos.  

No campus Santa Rosa, às 16h, será realizada a segunda palestra do Seminário ODS: Migração e Fronteira, com a temática “Migração no Estado do Rio Grande do Sul: Prosperidade e Parcerias”. A atividade será transmitida via Youtube da Unijuí.

De forma online, a partir das 19h, serão realizadas as apresentações dos trabalhos do Seminário de Iniciação Científica, Jornada de Extensão, Mostra de Iniciação Científica Júnior, Seminário de Inovação e Tecnologia e Mostra de PIs.

No penúltimo dia de Salão do Conhecimento 2023, na quinta-feira, 26, os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu serão responsáveis por diversos painéis, realizados no Centro de Eventos, no campus Ijuí, e com transmissão pelo Youtube da Unijuí.

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e Modelagem Matemática e Computacional, às 14h, irão debater o “O papel da ciência básica no desenvolvimento da humanidade”, com o doutor em Ciências Biológicas, Alberto Antonio Rasia Filho. No final da tarde, às 16h, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, abordarão a temática “A ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: a experiência da Fiocruz”, com o economista e doutor Fabrício Silveira. À noite, às 19h, a doutora e diretora do Centro de Estudos e Pesquisa Edgar Morin, em São Paulo, Izabel Cristina Petraglia, conversará sobre “As ciências básicas para o desenvolvimento sustentável: uma perspectiva complexa e transdisciplinar”, juntamente com os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências e Direitos Humanos.

O Salão encerrará na sexta-feira, 27 de outubro, com a 7ª edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) e 1ª Mostra de Extensão da Unijuí, no campus Ijuí. A visitação da mostra estará disponível das 10h às 16h. Às 14h, no Centro de Eventos, será realizado o II Seminário de Práticas Pedagógicas, com a palestra “Avaliação no Processo Pedagógico”, com a professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Cinthia Bittencourt Spricigo.

As inscrições para submissão de trabalhos foram encerradas, mas é possível garantir a participação como ouvinte até o dia 24 de outubro, acessando a página unijui.edu.br/eventos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unijuí
error: Conteúdo protegido!