Busca rápidaX


MANCHETES

Progresso Rural: Mesmo com deflação na economia, preços dos alimentos seguem em alta

15 de agosto de 2022

O Brasil registrou a primeira deflação dos últimos dois anos, ou seja, inflação negativa. O dado foi divulgado semana passada, com queda de 0,68% da inflação em julho de 2022. Foram 25 meses seguidos de alta de preços. Essa deflação ocorreu, especialmente, pelo recuo dos preços dos combustíveis, visto queda nos preços praticados nas refinarias da Petrobras, e diminuição da taxa da energia elétrica, por conta da redução das alíquotas de ICMS.

Segundo o economista e professor da Unijuí, Argemiro Brum, os alimentos, porém, seguem em alta e tiveram aumento de 1,3% na inflação no mês passado. Ele explica que em termos de combustíveis, houve recuo de preço, principalmente, da gasolina. Já o óleo diesel, que não teve tanto decréscimo de preço, é um dos itens que impactam diretamente na produção de alimentos por parte da agricultura, ainda no transporte desses produtos, o que explica em parte a manutenção da alta dos preços da alimentação.

Ontem, 14, Argemiro Brum ampliou o tema no programa Progresso Rural da RPI. O economista ainda comentou que a redução de preço dos alimentos passa pela diminuição do valor das comodities internacionais, o que até começou a ocorrer, conforme a bolsa de Chicago. Brum enfatizou que os intermediários nem sempre repassam a queda de preços da alimentação para o consumidor. Além disso, muitas vezes a cotação dos produtos agrícolas cai, porém o custo para os agricultores segue em alta e a população continua pagando caro, também porque existem gastos com a industrialização.

Para o futuro, o que pode ajudar na queda de preço dos alimentos é uma boa safra de grãos no próximo verão e o fim da guerra entre Ucrânia e Rússia, pois esses dois países são grandes produtores de insumos agrícolas e no momento o conflito prejudica exportação da mencionada área.

No Progresso Rural de ontem, Argemiro Brum ainda abordou a relação custo de produção e ganho dos agricultores, relação que tem feito com que muitos produtores de leite e suínos abandonem a produção, inclusive em Ijuí e região. O Progresso Rural vai ser reprisado hoje, às 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí