Busca rápidaX

Qual a quantidade limite de vinho para homens e mulheres?

13 de setembro de 2017

“Uma garrafa de vinho para duas pessoas, por noite, é muito? E quando estamos bebendo, ao sentir fome, o que podemos comer sem perder os benefícios do vinho e também que combine?”

Representante da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul em Garibaldi, o cardiologista Jairo Monson de Souza Filho responde:

Sobre a quantidade: a resposta para essa questão não é tão simples. O que define a dose segura de qualquer bebida alcoólica é o metabolismo do álcool e isso é muito individual. Ele depende de muitos fatores, tais como: idade, sexo, peso corporal, quantidade de enzimas que metabolizam o álcool, constituição gênica, padrão de ingesta, uso concomitante de alimentos e/ou medicamentos. Existem pessoas que consomem uma garrafa de vinho e não apresentam qualquer problema. Outras, com menos de uma taça, mostram sinais de intoxicação pelo álcool. O que é consumo abusivo para um, pode não ser para outro. É difícil para a ciência precisar o que é seguro.

O que se pode dizer é que a biologia da maioria das pessoas se encaixa dentro dos seguintes limites:

Mulheres: 20g de álcool [o equivalente a 200 mL de vinho a 12,5% vol] 
Homens: 30g de álcool [o equivalente a 300 mL de vinho a 12,5% vol]

Sobre o acompanhamento: vinho e comida foram feitos um para o outro. Beber vinho junto com alimentos agrega muitos benefícios para a saúde. O importante é ter alimentos no estômago e duodeno [parte inicial do intestino delgado] quando se ingere vinho. O tipo de alimento não é tão relevante.

error: Conteúdo protegido!