Busca rápidaX

MANCHETES

Qualidade e segurança do hospital Unimed Noroeste/RS certificadas pela Organização Nacional de Acreditação

24 de junho de 2022

A qualidade e a segurança do Hospital Unimed Noroeste/RS foram mais uma vez reconhecidas pela Organização Nacional de Acreditação. Após ser auditado, em maio, o serviço manteve certificação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno. O relatório com parecer positivo foi emitido nesta semana. A primeira Acreditação foi alcançada em 2019 e, até o momento, segue a única instituição com tal reconhecimento na área de ação da cooperativa – regiões Noroeste, Celeiro e Médio Alto Uruguai.

Neste nível, o certificado tem validade de dois anos e o acompanhamento é periódico. A auditoria realizada visa a manutenção do certificado Acreditado Pleno, conquistado em 2021. O processo de avaliação foi através da DNV GL Business Assurance Avaliações e Certificações Brasil Ltda., entidade habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação. Foram auditadas diversas áreas, incluindo gestão organizacional, qualidade e segurança na assistência prestada, ciclos de melhorias e maturidade institucional.

“O resultado alcançado demonstra que mesmo com todas as adversidades decorrentes da pandemia, mantemos nosso compromisso com os pacientes, assegurando uma entrega qualificada e estrutura adequada para atender as diferentes demandas”, destaca o diretor de Serviços Próprios, médico Áureo Zimmermann. O gestor observa que o desempenho na avaliação desafia ainda mais para a melhoria contínua, “pois tudo que abrange a assistência ao paciente necessita atenção permanente”. O diretor faz questão de salientar que a certificação é fruto da dedicação das equipes, médicos e funcionários, que se empenham diariamente a prestar um cuidado diferenciado e humano.

ONA – A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Sua atuação está focada nas instituições de saúde no Brasil, para que adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. No Brasil, mais de 80% das instituições acreditadas utilizam padrões ONA. Mas além desta referência nacional, são modelos reconhecidos no exterior, já que é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), trabalhando ao lado de organizações que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

 

Fonte: Rádio Progresso e Unimed Noroeste
error: Conteúdo protegido!