Busca rápidaX

Raio atinge cerca elétrica e mata 18 vacas no interior de Mondaí, em SC

3 de outubro de 2017

O fato foi registrado na tarde de domingo, 1º de outubro, na propriedade de José Carlos Meurer, na linha Mondaizinho. O raio atingiu a cerca elétrica e matou 18 cabeças de gado que estavam no potreiro, próximas à cerca. Outras sete vacas do plantel não foram atingidas. O agricultor estima um prejuízo de cerca de R$ 100 mil.

Conforme o prefeito Valdir Rubert, a recolha dos animais será feita durante o dia de hoje por um caminhão, através do programa Recolhe, com o qual o município firmou convênio para recolha de animais mortos e encaminhamento ao entreposto de Seara. Conforme o secretário de Transportes e Obras, Luis Spielmann, em Mondaí, o vento forte e a chuva na tarde de domingo, entre 17h e 19h, danificaram algumas propriedades e foram registradas quedas de árvore.

Os maiores estragos foram registrados no telhado do clube de linha Mondaizinho, também nas comunidades da região Beira Rio, em Pirapocu, Barra Escondida, Catres e Ervas, com alguns registros de destelhamento. Na manhã de hoje, o prefeito Valdir Rubert, o vice-prefeito, o secretário de Agricultura e o veterinário da prefeitura percorreram o interior para avaliar os prejuízos. A prefeitura está trabalhando na limpeza das estradas, onde houve queda de árvores.

Em São João do Oeste, o secretário de Agricultura, Genésio Anton, informou que o vento forte arrancou galhos e placas de sinalização e também causou alguns destelhamentos, mas sem gravidade.

error: Conteúdo protegido!