O auditório da Câmara de Vereadores de Ijuí sedia, nesta tarde (22), o Seminário de Habitação Urbana e Rural do Minha Casa Minha Vida. O evento proposto pelo ex-vereador Bira Teixeira foi organizado pelo gabinete do Deputado Federal Dionilso Marcon (PT) e conta com a presença do superintendente Executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Lucio Roberto Hackenhaar, que nessa tarde, vai esclarecer aos presentes sobre as recentes mudanças no programa, novas regras tanto pra quem reside na cidade quanto no interior, regras relativas a renda bruta familiar, prioridades no programa e outros assuntos de interesse da comunidade local.
Bira Teixeira lembrou que também serão esclarecidas informações sobre projetos cadastrados pela Prefeitura de Ijuí, ou seja, dois projetos habitacionais cadastrados junto a Caixa Federal, o primeiro, que prevê a construção de 150 casas no bairro Luiz Fogliatto e o segundo, 92 apartamentos na Pedreira.
Já o deputado Marcon enfatizou que esse debate há anos não ocorria, citando que a pauta ficou esquecida na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Ele afirmou que o programa habitacional Minha Casa Minha Vida só está em debate novamente, porque o Brasil “elegeu um torneiro mecânico como presidente”. Marcon também lembrou que o déficit habitacional no Brasil é de 5,5 milhões de moradias, o que reforça a importância do diálogo.