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Termina dinheiro para tapa-buracos e obras emergenciais em rodovias federais do RS

13 de outubro de 2017

Os recursos financeiros para realizar obras de manutenção e emergenciais nas rodovias federais do Rio Grande do Sul acabaram. Não há mais como fazer desde operações tapa-buraco até grandes reparos inesperados nos 5,3 mil quilômetros de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A chuva dos últimos dias agravou a situação do asfalto e fez surgir vários buracos. Na quinta-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alertava para muitos buracos nas BR-116, BR-386, BR-285, BR-158 e BR-290.

No primeiro semestre, quando o governo federal detalhou o contingenciamento de recursos que ocorreria em 2017, a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul já alertava que o dinheiro acabaria antes do fim do ano se não houvesse complementação de verba. Dos R$ 8,9 bilhões previstos inicialmente para a autarquia em todo o país neste ano, aproximadamente R$ 3 bilhões foram cortados. 

Para poder retomar os trabalhos e manter os serviços até o fim do ano, o Dnit precisaria de R$ 100 milhões até dezembro. Porém, o que tem garantido é apenas o montante de R$ 200 mil, que serão destinados para a BR-386, no trecho entre Tabaí e Canoas assim que a chuva der uma trégua. Mas a verba não é suficiente para um dia de serviço. Além disso, as obras da nova ponte do Guaíba e da travessia urbana de Santa Maria só têm recursos para mais 15 dias de trabalho. 

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