A antecipação do Décimo Terceiro Salário dos aposentados, nas folhas de pagamento de Fevereiro e Março, não resolve a crise financeira enfrentada pelos beneficiários. A frase foi dita pelo presidente da Associação dos Aposentados de Ijuí Leoveral Oliveira. Segundo ele, a proposta do governo apenas atenua a situação neste momento. A briga dos segurados é pelo Décimo Quarto Salário, que daria um novo norte nas finanças apertadas dos aposentados e pensionistas.
Leoveral Oliveira disse que existe um movimento no congresso nacional a fim de aprovar essa demanda. O governo é resistente e diz que não tem condições financeiras para isso. O presidente lembrou que a antecipação do abono salarial não muda em nada a política de pagamento do INSS, pois o recurso já está previsto no orçamento do instituto para o ano.
Oliveira acrescenta que ‘tanto faz’ efetuar o pagamento no início ou no final do ano. Em recente levantamento feito pela associação dos aposentados de Ijuí, o indicativo é que 80% dos segurados estão endividados.