Busca rápidaX

MANCHETES

Secretaria de Saúde de Ijuí vai disponibilizar cloroquina a pacientes com a Covid-19

14 de julho de 2020

A prefeitura de Ijuí vai ofertar cloroquina e ivermectina a pacientes com a Covid-19, através da rede pública de saúde. Na manhã de hoje, o secretário de Saúde Marco Atkinson se reuniu com a equipe médica do município, a fim de definir os procedimentos em caso de receituário do medicamento. Segundo Atkinson, não haverá protocolo específico de recomendação dos fármacos, e os médicos ficarão liberados para decidir se vão prescrever ou não os medicamentos.

Caberá à Secretaria de Saúde apenas disponibilizar os remédios na rede municipal de saúde. Quanto à cloroquina, especificamente, os efeitos cardiológicos, isto é, potenciais problemas no coração, exigem que os pacientes que tomarem a substância sejam monitorados após o uso.

Dessa forma, a Secretaria ainda vai definir como se dará o procedimento, já que o Centro de Triagem e os ambulatórios não poderão receber esses pacientes, para evitar possível infecção de outras pessoas pelo Coronavírus. Outros efeitos colaterais da cloroquina e da ivermectina, que supostamente têm efeito positivo em pacientes com Coronavírus, serão monitorados pelas equipes de saúde de Ijuí.

Marco Atkinson afirma que, mesmo que os remédios não tenham eficácia comprovada contra a Covid-19, os medicamentos ficarão à disposição da população em virtude das pesquisas que indicam que as substâncias combatem o vírus.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.