A taça do tetracampeonato brasileiro, em 1994, foi erguida por um ijuiense: Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, natural de Ijuí, foi capitão da seleção brasileira naquele ano e começou sua carreira como jogador no Internacional, em 1983. Fora dos gramados, o eterno capitão continua proporcionando alegria às pessoas, especialmente às mais carentes, como precursor de diversos projetos sociais. Nesta segunda-feira, 05, ele foi homenageado no SESC de Ijuí em reconhecimento a estas iniciativas.
Durante a pandemia, ele criou a “Seleção do Bem 8”, que já destinou milhares de toneladas de alimentos às pessoas carentes. A ação motivou a proposição de homenagem pelo vereador Ubiratan Erthal (PL). Durante seu discurso, Dunga relembrou o tempo em que morou em Ijuí e, jogando nos campinhos dos bairros, sonhava em se tornar jogador profissional e reiterou o quanto a infância humilde ajudou a projetar sua carreira e, especialmente, o espírito solidário.
“Toda vez que tocava o hino, antes de um jogo, eu lembrava de quando jogava no campinho de terra, sonhando em me tornar um jogador reconhecido. Naquela época, parecia uma utopia, um sonho impossível. Depois de tudo, é impossível não ser grato e buscar ajudar os outros. Quando começamos com o projeto, não gostava de publicar e chamar a mídia, pois parecia que era para aparecer… Hoje vejo que é necessário expor para que aqueles que não estão com a mão no bolso possam tirar para fazer algo”, disse.
Dunga aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem aos jovens, quando destacou a importância do estudo, do respeito e da disciplina aliada ao trabalho duro para conquistar sonhos e projetos de vida. “Quem sabe oferecendo uma vida digna às pessoas, aos jovens, podemos ver, no futuro, a disciplina de antigamente, quando o professor era respeitado, as crianças cantavam o hino e havia mais respeito”, disse, se referindo a outro projeto de autoria dele, em parceria com o Exército Brasileiro. Neste, os voluntários fornecem as tintas e o material e o exército fornece a mão de obra para a pintura de escolas.
Participaram da sessão solene em homenagem ao Capitão do Tetra, os vereadores, o prefeito Andrei Cossetin, a reitora da Unijuí, Catia Nehring, o comandante do 27° GAC, Ricardo Reimann, o diretor local do Sesc, Ronaldo Soares e demais autoridades.
Segundo Ronaldo Soares, durante esta semana uma equipe deve ir a Porto Alegre buscar mais uma doação de Dunga para Ijuí: quatro toneladas de arroz, que serão destinadas à população carente.