Na última sexta-feira (31), 23 custodiados se formaram em um curso de capacitação profissional na Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI). O evento contou com a presença do servidor Alan Arais Lopes, representando o prefeito de Ijuí.
O curso, focado na indústria calçadista (ferramentas, corte, costura e acabamento), foi promovido pelo Governo do Estado, Polícia Penal e Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), em parceria com a empresa terceirizada Calçados Beira-Rio.
A iniciativa faz parte do Programa Mãos que Reconstroem, que visa a ressocialização, geração de renda, remição de pena e qualificação profissional através da mão de obra prisional. O treinamento teve 220 horas e ocorreu no setor de costura da unidade, iniciando em 14 de julho. O secretário da SSPS, Jorge Pozzobom, destacou que o trabalho qualificado garante dignidade aos apenados e contribui para a segurança pública.
A diretora da PMEI, Darlen Bugs, reforçou: “O trabalho é um dos pilares da reintegração. Ele devolve rotina, disciplina e propósito ao apenado, além de promover autonomia e protagonismo para uma nova vida em liberdade”.