A Expofest, que vai acontecer de 10 a 20 de outubro desse ano, no parque Wanderley Burmann de Ijuí, vai ter várias inovações. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o assessor institucional da feira, Adelar Baggio, disse que o prédio administrativo do parque vai receber melhorias externas, com foco na inovação e tecnologia.
Já na parte interna do mesmo imóvel, haverá reformas, especialmente focadas na educação. Até porque, durante o evento, a expectativa é de receber cerca de oito mil estudantes de escolas, num projeto em conjunto com a Unijuí, Associação Comercial e Industrial e União das Etnias de Ijuí.
A área da cultura vai ser ampliada. Além dos 30 grupos folclóricos das etnias locais, vai ter presença de 12 grupos estrangeiros. Baggio ainda informou que na Expofest vai ter uma série de homenagens para diversos setores de Ijuí, até para criar novo clima de desenvolvimento integrado.
Com 14 comissões setoriais, a direção da Expofest também atua para aumentar a presença da União dos Bairros de Ijuí na programação de outubro. Recentemente a diretoria da União das Etnias, promotora da Expofest, se reuniu com a direção da Uabi para detalhar ações. A finalidade é que a Uabi e presidentes de bairros proponham, durante a feira, projetos para o futuro da Colmeia do Trabalho. Inclusive a Uabi vai contar com espaço para ações na Expofest.
O assessor institucional da feira ijuiense ainda observou que a área do agronegócio no evento vai ter mudança. Não haverá exposição do gado de leite e ovinos. Por outro lado, está em negociação com a Ocergs – Organização das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul – Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado – governo gaúcho e indústrias leiteiras a possibilidade de efetuar, no próximo ano, na Expofest, exposição inovadora de leite e pecuaristas. Para 2024, a ideia é que interessados possam visitar propriedades rurais leiteiras bem sucedidas em Ijuí e região.
Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Adelar Baggio comentou que a Expofest deste ano vai ter participação de cinco novos núcleos étnicos, ou seja, dos argentinos, uruguaios, techos, ucranianos e franceses. Esses grupos poderão ser transformados em etnias. Inclusive, haverá presença de um grupo da França para ajudar na implantação da etnia francesa em Ijuí. Baggio alertou que 60% dos stands para expositores já estão vendidos e quem participou da Expofest de 2023 deve se apressar para reservar espaços.