Busca rápidaX


MANCHETES

31º núcleo do Cpers terá chapa única em eleição de diretoria

22 de outubro de 2024
Leandro Werz Parise (esquerda), Maria Eugênia Fiorin (centro), e Teresinha Melo

O Cpers – Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – vai realizar eleições, dias 5 e 6 do próximo mês, para escolha da nova direção estadual e das coordenadorias regionais. Em âmbito de Estado há duas chapas inscritas. A chapa 1, de situação, tem como candidata a presidente, Rosane Zan, atual tesoureira da entidade. Já pela chapa 2, o candidato a presidente é Régis Batista Ethur.

Hoje pela manhã, estiveram na RPI integrantes da chapa 1. Um dos participantes da entrevista, Leandro Werz Parise, disse que representa funcionários de escolas estaduais, por atuar como servidor em educandário de Santiago.

Frisou que a próxima gestão do Cpers precisa atuar para que todos os funcionários de escolas recebam o piso salarial, além do foco em lutar para que professores aposentados não precisem mais descontar para a previdência social. Inclusive, essa pauta tramita no Supremo Tribunal Federal.

Leandro Parise ainda comentou que a chapa 1 tem como outra meta o esforço para fortalecimento do IPE – Instituto de Previdência do Estado – especialmente por conta do descredenciamento de vários médicos e laboratórios, o que prejudica serviços de saúde para o funcionalismo estadual. Leandro Werz Parise, que integra a chapa 1 para direção estadual do Centro dos Professores Estaduais, é coordenador do 29º núcleo regional do Cpers, com sede em Santiago.

Ainda concedeu entrevista nesta manhã na Progresso, a candidata a diretora do 31º núcleo regional do Cpers/Sindicato, sediado em Ijuí, Maria Eugênia Fiorin. Ela é professora aposentada e observou que o fato do concorrer também serve como forma de incentivar a participação dos aposentados nas lutas do Cpers, até porque, por nova determinação do governo gaúcho os professores e funcionários da ativa de escolas estaduais têm dificuldade em se liberar a fim de integrar a entidade.

Por isso, Maria Eugênia Fiorin, defende integração entre aposentados e quem segue em atuação nos educandários. Para o núcleo regional do Cpers de Ijuí, existe chapa única que concorre à direção. A atual diretora do 31º núcleo do Cpers é Teresinha Melo. A votação, dia 5 e 6 de novembro, para escolha das direções estadual e dos 42 núcleos regionais vai acontecer apenas de forma online, através de um link a ser enviado aos sócios do Cpers por whatsapp ou SMS. No núcleo do Cpers, em Ijuí, vai ser possível votar na eleição.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí