Trazer novidades, sem perder a essência. Esse é um dos objetivos da 42ª edição da Coxilha Nativista que ocorrerá de 27 a 30 de julho, no Clube Arranca em Cruz Alta, cujo lançamento Estadual, juntamente com a 5ª Coxilha Instrumental e 36ª Coxilha Piá, foi realizado na noite desta quarta-feira, 01 de junho, no prédio histórico Solar dos Câmara, na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre.
Uma comitiva composta pela Prefeita, Paula Rubin Facco Librelotto; Presidente da Câmara, Gustavo Bilibio; Secretário de Administração, Thiago Bitencourt; Coordenadora de Cultura, Shana Reis; Prendas da Coxilha, Isadora Zanon Oliveira, representando o CTG Rodeio da Saudade; Bárbara Jaqueline Limberger Barboza, do CTG Querência Da Serra e Caroline Donato Comim, representando o CTG Turíbio Verissimo, convidados e imprensa, estiveram presentes no evento.
O lançamento estadual também contou com a presença de músicos que integram o projeto “Coxilha vai às Ruas”, Cuca Coradini, Júlio Malmann, Edu Novakoski. E ainda a participação especial de Ângelo Franco, figura identificada com a Coxilha Nativista e Coxilha Piá.
Incrições para o festival:
As inscrições para o maior Festival Nativista do Estado vão até às 17h30, do dia 17 de junho, e devem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Os compositores que desejarem inscrever músicas, devem acessar o site da Prefeitura Municipal de Cruz Alta, ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição. Cada autor poderá inscrever até cinco composições, podendo ser em seu nome ou parceria.
Trinta composições serão selecionadas pelos jurados Anomar Danúbio Vieira, Edilberto Bérgamo, Juliana Spanevello, Marçal Furian e Márcio Correa. A triagem está prevista para ocorrer nos dias 22 a 25 de junho.
Também estão abertas as inscrições para a 36ª Coxilha Piá. O concurso de interpretação vocal acontece em duas categorias:
Coxilha Piá – até 13 anos de idade
Coxilha Piá Taludo – de 14 a 17 anos