O mais recente informativo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, destaca que a canola têm desenvolvimento foliar com elevada emissão de brotos laterais. Existe incidência de traça das crucíferas nas lavouras. 70% das lavouras estão em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo.
No tocante à aveia branca, a cultura está com 4% em maturação, 12% na fase da granação, 45% em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo. Há aumento de doenças foliares, com incidência de ferrugem da folha. A cultura apresenta elevado potencial produtivo. Já o trigo, aproximadamente 30% se apresenta em elongação do colmo e emborrachamento.
Existe aumento da incidência de oídio e acréscimo de manchas foliares nas áreas sem rotação de culturas. Além disso ocorre início do plantio de milho, referente à primeira safra deste ano. A semeadura está em 1% e ocorre nos municípios situados na região Celeiro, onde o zoneamento agrícola permite o cultivo a partir do início de agosto.
Esreg Ijui – Informativo Conjuntural – 08 agosto 2022