Busca rápidaX


Secretaria de saúde desmente boatos de surto de Covid-19 e tumulto em unidades de saúde de Ijuí

5 de junho de 2020

Após diversas informações desencontradas em redes sociais, a secretaria de saúde de Ijuí esclareceu dados a respeito de novos casos de coronavírus na cidade. Conforme o secretário Marco Atkinson, há uma nova confirmação da doença. Um homem, que testou negativo num teste rápido teve seu exame encaminhado para o Lacen que confirmou como positivo para Covid-19. Duas pessoas da mesma família, a esposa e a filha também realizam testagem mas ainda não há a confirmação oficial sobre as duas.

Em relação a possível tumulto no centro de triagem, o secretário afirmou que foram atendidas entre 25 e 27 pessoas e que esse número está dentro da capacidade de atendimento da unidade. Sobre grande número de atendimentos no hospital de caridade, Marco afirmou que não procede. Atualmente 1 pessoa com covid-19 está internada na casa de saúde. Ainda hoje o número oficial de confirmações será divulgado pela secretaria. Até o momento são 25 casos em Ijuí.

Sobre possibilidade de contágio comunitário, o secretário ressalta que a vigilância está atuando neste monitoramento hoje e ainda não há a informação se esse novo caso foi contaminado em Ijuí ou fora da cidade.

A Unimed Noroeste/RS informou nesta manhã que aguarda resultados de exames encaminhados ao Lacen/RS e laboratório terceirizado de coletas realizadas no decorrer dessa semana. Conforme a entidade, a divulgação de casos confirmados ou suspeitos por parte da cooperativa tem sido feita sempre preservando ao máximo a identidade de seus clientes. Seguem 2 pacientes internados na unidade de isolamento do Hospital Unimed, sendo 1 confirmado e o outro já descartado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí