Busca rápidaX

MANCHETES

Município de Santo Ângelo contesta ingresso da Região na Bandeira Vermelha

14 de junho de 2020

 O Palácio Piratini justificou a bandeira vermelha em Santo Ângelo devido à piora em todos os indicadores que medem a propagação da doença. Foram citados o aumento do número de pacientes confirmados de confirmados de Covid-19 em leitos clínicos, de sete para 14, e os registros de novas hospitalizações pela doença, que passaram de quatro para 15 na última semana.  O município discorda dos números e ressalta que a capacidade de atendimento hospitalar está longe da saturação, dado que foi reconhecido pelo Estado nos cálculos do distanciamento controlado.

 Segundo o Secretário Municipal da Saúde a cidade está com baixo índice de ocupação do Hospital de Caridade de Santo Ângelo. Neste sábado, eram dois pacientes internados em UTI por covid-19, em um bloco com 10 leitos específicos para isso, e mais quatro pacientes em leitos clínicos. Ainda conforme o Secretário, as informações são de que São Luiz Gonzaga e São Borja também estão com ocupação abaixo de 50%. Luís Carlos Cavalheiro ressalta que é um absurdo colocar toda a cidade na Bandeira Vermelha.

 Ele chegou a cogitar que o governador Eduardo Leite, com o sistema de bandeiras, procura rivalizar com o presidente Jair Bolsonaro, defensor da manutenção das atividades econômicas mesmo durante a pandemia. O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, disse que irá procurar a Secretaria Estadual da Saúde para pedir esclarecimentos. Ele acredita que a bandeira laranja, de risco médio, cujas restrições são mais amenas em todos os setores, seria a mais adequada para a região.

Novos Casos: 

 O Laboratório Central do Estado confirmou sete novos casos do novo Coronavírus na tarde deste sábado em Santo Ângelo, elevando os números para 117, considerando os casos ativos, pacientes recuperados e óbitos. No entanto, segue o baixo número de internações hospitalares, com quatro pacientes no momento. Dos quatro internados, dois estão na Unidade de Tratamento Intensivo. Das 117 confirmações da Covid-19 em Santo Ângelo são 43 casos ativos, com 68 pessoas recuperadas e seis óbitos.

Fonte: Grupo Sepé
error: Conteúdo protegido!