Ijuí está entre os três municípios de todo estado do Rio Grande do Sul que se destacou por apresentar Rede Pública Municipal de Educação com trajetórias bastante positivas, demonstrando avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos. Esse é o resultado da pesquisa desenvolvida pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), que congrega os tribunais de Contas brasileiros.
O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira (25). Além de Ijuí, os municípios de Carlos Barbosa e Farroupilha também receberam o reconhecimento. A premiação se dividia em três modalidades: o 3º lugar é para destaque regional, o 2º para rede de bom percurso e o 1º lugar é para rede de excelência.
Para receber o selo Bom Percurso, a rede de educação de Ijuí teve de demonstrar que a maioria dos estudantes do Ensino Fundamental está ao menos no nível básico de proficiência e que há um percentual significativo de alunos com aprendizado adequado. Apresentam, ainda, taxas de aprovação escolar, em 2016 e 2017, acima da média nacional.
Apesar de não terem atingido um patamar de excelência — o que os colocaria ao lado de Sobral (CE) e Jales (SP) como aqueles com os melhores resultados no Brasil –, Carlos Barbosa, Farroupilha e Ijuí estão entre as 104 cidades brasileiras que receberam o selo Bom Percurso na pesquisa “Educação que faz a diferença”.
Ao mapear redes de ensino públicas que oferecem educação de qualidade aos estudantes, o estudo destaca que o Brasil tem boas escolas e redes de ensino públicas, mas não conhecemos a fundo quais são elas e o que fazem para obter esses resultados positivos.
Segundo o secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, a rede municipal de ensino fica muito alegre por estar recebendo esse reconhecimento, porém, isso traz junto o compromisso de buscar avançar e aprimorar ainda mais a gestão no sentido de qualificar as ações que acontecem dentro da sala de aula e nas escolas como um todo. “Precisamos continuar registrando avanços na qualidade dos nossos alunos e alcançando resultados positivos no trabalho que desenvolvemos”, finaliza Lizot.