De acordo com os dados atualizados diariamente pelo Governo do Estado, a respeito dos índices de ocupação hospitalar nos municípios, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) está hoje (16) com todos os 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Segundo a assessoria da Instituição, todos os pacientes internados neste espaço apresentam patologias como câncer e afins, ou sofreram algum tipo de acidente. Nenhum paciente internado na UTI está com a Covid-19 ou é suspeita.
De acordo com o Hospital, três pessoas estão internadas na unidade exclusiva da Covid-19, sendo positivo somente o caso de uma idosa, de 73 anos. Os outros dois pacientes internados – uma mulher, de 54 anos, e um homem, de 59 – são suspeitos da doença e aguardam os resultados dos exames encaminhados ao Lacen. Ambos os suspeitos estão utilizando ventilação mecânica, através de dois respiradores móveis que o hospital possui.
O HCI conta ainda com outros cinco respiradores reservas, que serão utilizados caso haja necessidade. De acordo com a instituição, o Comitê de Crise do Hospital se reúne semanalmente e realiza uma avaliação de todas as patologias e a evolução dos casos dos pacientes. No momento em que os profissionais entenderem que é necessário, uma nova estrutura será montada com os respiradores reservas e uma equipe multiprofissional será organizada para atendimento dos pacientes.
Ainda de acordo com a assessoria do hospital, a lotação da UTI é um fato comum e que ocorre principalmente nesta época do ano em que faz bastante frio. O hospital ainda frisa que presta um atendimento regional e a demanda sempre é grande, sendo que todas as decisões tomadas são em prol da vida.
Conforme os dados disponibilizados pelo governo do Estado, o Hospital Bom Pastor de Ijuí possui 42 leitos disponíveis para tratamento da Covid-19 e nenhum está ocupado. Já o Hospital da Unimed Noroeste possui cinco pacientes internados, sendo três confirmados com o coronavírus e dois com suspeita da doença. Destes, um confirmado e um suspeito estão na UTI.