Busca rápidaX


MANCHETES

União anuncia envio de respiradores e Ijuí poderá ser beneficiado

21 de julho de 2020

Em visita ao Rio Grande do Sul, hoje, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou o envio de mais 100 respiradores ao Estado. Ao ter conhecimento da visita do ministro, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, entrou em contato com a assessoria da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e solicitou para que Ijuí seja incluído na lista dos beneficiados a fim de receber 10 respiradores.

O presidente em exercício do Hospital de Caridade de Ijuí, Cícero Tremea dos Santos, disse que até amanhã pretende reunir os elementos necessários para a instalação dos respiradores.

Além dos respiradores, o Ministério da Saúde confirmou o envio de um extrator, utilizado para a realização automatizada de exames RT-PCR. O equipamento chegará, nos próximos dez dias, ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e vai ampliar a capacidade de testagem do laboratório em até 2,5 vezes: passará de cerca de 400 testes diários para aproximadamente 1.000. O extrator contribuirá para a meta do governo do Estado de ampliar de 1.000 (já feitos atualmente, com a parceria de laboratórios de universidades) para 4 mil testes diários no RS.

A Secretaria da Saúde também fez a solicitação de 475 monitores cardíacos, cujo envio foi confirmado pelo Ministério da Saúde. A pasta está em processo de compra dos equipamentos, que devem ser enviados em agosto. A SES aguarda, também, a habilitação de 78 leitos até o final deste mês.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura