Busca rápidaX


Cartório eleitoral de Ijuí relembra principais datas alteradas nas eleições deste ano

29 de julho de 2020

Devido a pandemia da Covid-19 o calendário eleitoral para as eleições municipais sofreu diversas alterações. A reportagem da RPI conversou com a chefe do cartório eleitoral de Ijuí, Sonia Reinke, para destacar as principais mudanças. Segundo ela, a partir do dia 11 de agosto, aqueles pré candidatos que participam de qualquer atividade na mídia não poderão mais fazê-lo.

Outra data que sofreu alterações é relativa as convenções partidárias. Neste ano, a data para a realização é de 31 de agosto até 16 de setembro. A principal mudança é que, devido a pandemia, elas podem ser desenvolvidas de forma virtual. A chefe do cartório ijuiense lembra que, nesse caso, cabe ao departamento jurídico dos partidos verificarem a legislação recente que estabelece quais são os parâmetros para que as convenções sejam desenvolvidas corretamente de forma virtual e garantir que todas as informações cheguem até a justiça eleitoral.

Outra data importante é referente ao prazo do registro de candidatura, que neste ano começa em 31 de agosto e termina no dia 26 de setembro, e também ocorre eletronicamente. 26 de setembro também é a data de início da propaganda eleitoral em todos os meios de comunicação.

A última data destacada pela chefe do cartório é relativa a prestação de contas eleitoral, que segundo Sônia Reinke é muito importante para validação da diplomação. A parcial deve ser entregue até 27 de Outubro e final até 15 de dezembro.

A votação que vai eleger prefeitos e vereadores, neste ano ocorre em 15 de dezembro.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí