Busca rápidaX

Região Celeiro poderá ingressar na Justiça contra o Estado devido a incerteza sobre bandeiras da Covid-19

9 de agosto de 2020

A Associação dos Municípios da Região Celeiro, através de assessoria jurídica, poderá ingressar ainda nesta segunda-feira, 10, na Justiça contra o governo estadual para evitar nova semana com a bandeira vermelha no sistema de distanciamento controlado em relação à Covid-19.

O advogado, Gladimir Chiele, disse para a RPI que aguarda até amanhã para que o Estado edite o decreto que oficializa os comitês regionais que vão atuar em cogestão com o próprio Executivo estadual na definição das bandeiras.

Caso isso não ocorra, ainda nesta segunda-feira será protocolada ação judicial, visto que a região de Palmeira das Missões no distanciamento controlado, que também abrange 12 dos 21 municípios da região celeiro, foi pré-classificada na última sexta-feira com bandeira vermelha para vigorar de terça-feira até o próximo dia 17.

O objetivo é manter a região na bandeira laranja, um pouco mais branda. A decisão do Estado sobre as bandeiras definitivas para Covid-19 sai hoje, após analisar recursos interpostos pelas regiões para o comitê de crise.

Mesmo assim, a região Celeiro quer garantir a classificação laranja, seja pelo comitê regional ou pela Justiça. Já as regiões de Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa, no distanciamento controlado, estão mantidas na bandeira laranja para esta próxima semana.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí