Busca rápidaX


Inicia plantio do milho e colheita da aveia na área do escritório regional da Emater de Ijuí

12 de agosto de 2020

O escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, registra o início do plantio do milho de primeira safra dentre os 44 municípios de abrangência. Nesse momento, a semeadura ocorre nos municípios situados mais na região Celeiro, onde a probabilidade de geadas tardias é pequena e o período recomendado para cultivo, pelo zoneamento de risco climático, começou dia primeiro deste mês.

Nos municípios mais ao sul da região a tendência é começar o plantio do milho na segunda quinzena deste mês. Em relação ao trigo, com a temperatura alta e a sequência de dias ensolarados, a cultura acelerou o desenvolvimento.

Nos últimos dias houve aumento da incidência de pulgões. Nas áreas de trigo sobre trigo existem manchas foliares. Além disso, nas lavouras onde o cereal foi semeado mais no cedo há início do aparecimento de oídio.

Por outro lado, as primeiras áreas semeadas com trigo estão em emissão da espiga e início do florescimento. No que se refere à aveia na área do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, as primeiras lavouras semeadas foram colhidas nos últimos dias, mas representam área pouco expressiva. 

O rendimento e qualidade dos grãos estão dentro da expectativa inicial. Estas áreas colhidas estão localizadas no município de Tenente Portela. Algumas áreas de aveia apresentam danos provocados pelas geadas ocorridas na última quinzena de julho.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí