Busca rápidaX


Hospital Unimed Noroeste poderá reavaliar plano de contingência após queda de números da Covid-19

25 de setembro de 2020
Hospital Unimed em Ijuí

A redução de internações ou atendimentos em relação à Covid 19 no Estado e região, o que favorece para que todo o Rio Grande do Sul esteja em bandeira laranja no distanciamento controlado na próxima semana, também pode ser verificada em Ijuí.

No Hospital Unimed Noroeste, por exemplo, hoje há apenas dois pacientes internados, visto o novo coronavírus. Na UTI adulto está internada uma mulher de 88 anos, moradora de Panambi, confirmada com a Covid-19. Já na unidade de isolamento há um homem, residente em Ijuí, de 56 anos, com suspeita da doença.

Além disso, no Pronto Atendimento do Hospital Unimed Noroeste existe constatação de redução nos atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios compatíveis com a Covid-19. No que se refere a testes positivos para a mencionada patologia, nessa semana o hospital ijuiense teve apenas cinco notificações feitas a partir de testes realizados no laboratório da própria casa de saúde.

O boletim da sexta-feira anterior, dia 18, indicava 325 positivos. Em semanas anteriores esse número de notificações ficava acima de 20 em geral. Segunda-feira pela manhã haverá reunião para reavaliar o plano de contingência adotado pelo Hospital Unimed Noroeste para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Existe possibilidade de adequação devido ao novo quadro, ou seja, redução dos números.

Nova rodada

Na próxima rodada do distanciamento controlado do governo estadual, referente à Covid-19, todas as 21 regiões do mencionado sistema vão estar na bandeira laranja, ou seja, risco médio para o novo coronavírus. Isso significa avanço em relação a atual semana, pois no momento há quatro regiões na classificação vermelha, de alto risco para a doença, dentre elas, as regiões de Cruz Alta e Santo Ângelo.

O mapa preliminar das bandeiras para a próxima semana, cujo período transcorrerá de terça-feira da semana que vem até dia 5 de outubro, foi divulgado no final da tarde de hoje pelo Estado. Até às 6 horas de domingo, municípios ou regiões podem interpor recurso, caso queiram alterar a classificação de risco. O mapa definitivo para a próxima rodada será divulgado segunda-feira à tarde.

As quatro regiões Covid da macrorregião missioneira, ou seja, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa, apresentaram redução de 42% nas hospitalizações de pacientes com o novo coronavírus nos últimos sete dias.

Com relação aos internados por Covid-19 em leitos de UTI, o decréscimo foi de 14%, pois passou de 36 para 31 pacientes. A região 13, de Ijuí, vai para a quarta semana com bandeira laranja. Já na macrorregião Norte, que engloba a região de Palmeira das Missões, nos últimos dias os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 reduziram em 18,4%.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí