Busca rápidaX

Panambi comemora a retomada da economia no setor metal-mecânico

9 de outubro de 2020

Conhecido como a ‘Cidade das Máquinas’ por ser o terceiro maior pólo metal-mecânico do Rio Grande do Sul, o município de Panambi comemora a retomada da economia depois do impacto negativo causado pela pandemia da Covid-19. O mês de Março, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Rafael Jacques, foi o que mais teve impactos negativos, na medida em que o município registrou 70% de redução no faturamento de praticamente todas as empresas do setor metal-mecânico, considerado a base da cadeia produtiva em Panambi.

Porém, segundo o secretário, nos últimos dois meses a situação começou a mudar: “desde o mês passado as contratações estão a pleno vapor e o faturamento das empresas está sendo muito semelhante ao do início da pandemia” afirma Jacques.

Em termos de números, Jacques acredita que o município ainda está no negativo, mas a meta é ultrapassar o número de contratações perante o número de demissões até o mês de dezembro. Rafael trouxe dados do mês de agosto, quando foram registradas 191 contratações diante de 190 demissões.

“O volume de demissões em abril e março foi muito significativo, esperamos chegar até o final do ano com o número empatado. Pelo volume de matéria-prima que está entrando na cidade já percebemos um momento muito positivo” afirma.

Para o secretário, o agronegócio é o motor da retomada da economia, e a cadeia produtiva que abastece o setor, ou seja, o metal-mecânico, naturalmente será afetado de forma positiva.

“Pelo volume de trabalho, notas, contratações e matéria-prima que está entrando em nosso município, é possível concluir que vivemos um momento muito positivo”.

No que diz respeito ao comércio, Jacques afirma que a retomada da economia também vem ocorrendo de forma gradual. “Nossa cadeia produtiva difere do resto da região, e mesmo durante a pandemia tentamos manter, com todos os cuidados, grande parte dos estabelecimentos abertos, o que é um ponto positivo para essa retomada” conclui.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí