Na eleição municipal deste ano, que vai acontecer domingo, 15, na área da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, os municípios de Catuípe e Nova Ramada terão apuração dos votos de forma local. Com isso, a contagem dos votos da seções vai ocorrer nos municípios que, após, encaminham os resultados para o Cartório Eleitoral de Ijuí. Os demais municípios, ou seja, Coronel Barros, Ajuricaba, Bozano e Ijuí devem direcionar os boletins ao Cartório Eleitoral.
Conforme chegarem, os dados serão computados no sistema. O juiz eleitoral, Nasser Hatem, estima que entre 1 hora e 1 hora e 30 minutos após o encerramento da votação, já se tenha o resultado oficial do pleito na 23ª Zona Eleitoral.
As orientações do juiz para as eleições deste ano é o uso de máscara, que é obrigatório nos locais de votação, levar a própria caneta e, se possível baixar o aplicativo e-título, para que o mesário possa olhar a identificação do eleitor sem precisar manusear documentos.
Por outro lado, Justiça Eleitoral e a Polícia atuarão em conjunto para garantir a segurança nas eleições na região de Ijuí. Haverá fiscalização para evitar campanha de boca de urna, transporte de eleitores, além de garantir as medidas sanitárias contra a Covid.
Nasser Hatem reitera que os partidos receberam ofício com orientações de que não devem ser promovidas comemorações após a divulgação dos resultados oficiais do pleito e que a Brigada Militar vai atuar em casos de descumprimento.