Busca rápidaX

Projeto visa transformar Demei Geração em empresa pública

14 de dezembro de 2020

Na manhã do último sábado, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, o secretário de Governo, Telmo Alves, o diretor-presidente do Demei Distribuição, Rubem Härter, e o vice-prefeito eleito, Marcos Barriquello, foram recepcionados pelo diretor-presidente do Demei Geração, Vinícios Hoch e equipe para marcar os 60 anos da Usina Passo de Ajuricaba.

Essas seis décadas de atividade da Usina da UPA, lembrou Valdir Heck, foram marcadas por vários investimentos. Os mais recentes feitos no atual governo municipal, com melhorias nas instalações, pintura em geral, compra de um rastreador para limpeza do canal adutor da Usina, melhoria na linha de transmissão da energia gerada até o ponto de recepção da rede do Demei Distribuição.

Já o diretor-presidente do Demei Geração, Vinícios Hoch, frisou que a autarquia tem 2 milhões de reais em caixa. Por outro lado, Vinícios Hoch acredita que na sessão semanal de hoje à noite do Legislativo de Ijuí, vai baixar às comissões da própria casa o projeto que visa transformar o Demei Geração em empresa pública. A ideia é que a matéria seja aprovada na sessão ordinária da Câmara da próxima semana. Hoch explica que vai ser criada a empresa “Ijuí Geração Energia S.A”.

Com isso, haverá mudança da personalidade jurídica, ou seja, o Demei Geração deixa de ser uma autarquia sob regime de direito público, para uma empresa pública de direito privado. Porém, 100% do capital vai seguir público; com isso, o município de Ijuí se manterá como único acionista. A medida vai proporcionar parceria público/privada, com busca de investimentos, também mudança na forma de contratação de funcionários, em que a estabilidade para novos servidores não vai ser uma garantia quase vitalícia.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí