Busca rápidaX


MANCHETES

Legislativo aprova orçamento de Ijuí para 2021 e prefeitura atua para fechar ano financeiro

22 de dezembro de 2020

O orçamento municipal de Ijuí para o próximo ano foi aprovado, ontem à noite, durante a sessão ordinária semanal da Câmara de Vereadores. Agora, o projeto retorna à prefeitura, para que seja sancionado e vire lei. Segundo a secretária municipal de Planejamento, Márcia Boniati, a previsão orçamentária somente para a administração direita, ou seja, referente à prefeitura, é de 278 milhões, 187 mil reais.

Para a administração indireta, constituída pelo Demei Geração, Demei Distribuição e Previjuí (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais) totaliza 194 milhões, 351 mil reais. Márcia Boniati observa que esses números são baseados nas estimativas de receita e despesa para 2021. Ou seja, a concretização depende das ações durante o ano que vem, inclusive se os governos estadual e federal repassarem os recursos prometidos. No que consta ao Executivo ijuiense, as secretarias de Saúde e Educação levam o maior percentual de orçamento.

Por outro lado, no momento, a administração municipal de Ijuí trabalha para o fechamento do atual ano financeiro. O secretário da Fazenda, Irani Basso, explica que a tendência é depositar os salários dos funcionários municipais, referente ao mês de dezembro, dias 28 ou 29 próximos. Também ocorre pagamento dos demais encargos, inclusive para fornecedores. Basso frisa que a expectativa é de que sobre dinheiro em caixa, para ficar à próxima administração municipal, que vai inciar a gestão em primeiro de janeiro.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí